SRTVS, Bloco O, Loja 02

Edifício Multiempresarial

Asa Sul/DF

CEP: 70.340-000

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Fluxo de caixa e sucesso financeiro

June 19, 2017

 

O fluxo de caixa permite a empresa organizar suas das finanças, com a criação e a análise de categorias de gastos e receitas. Possibilita saber para onde o dinheiro da empresa está indo (podendo realizar ajustes ou diminuições nos gastos e uma consequente melhoria nos resultados).

 

Permite conhecer de forma antecipada a projeção de resultados, ou seja, como estará o caixa do negócio no futuro. Isso possibilitará ações (compra de equipamentos, aumento de instalações, etc.) ou até mesmo a obtenção dos melhores empréstimos e financiamentos, nos casos de futuras necessidades de capital.

 

Elaborando o fluxo de caixa da empresa
 

Para começar, é preciso definir uma data representada pelo início do registro de todas as atividades financeiras. Feito isso, devem ser registrados os saldos iniciais de caixa e nos Bancos. Indicamos utilizar pelo menos uma ferramenta automatizada no Excel, para facilitar esse controle.

 

A partir daí, todas as movimentações de entradas (receitas) e saídas (despesas) deverão ser contabilizadas na sua ferramenta de controle. Ao realizar a comparação entre esses saldos iniciais de disponibilidades e o valor das receitas e despesas no final do período, será obtido o fluxo de caixa do período (trimestral, semestral ou anual).

 

Cuidados relacionados com o fluxo de caixa
 

Tenha um boa ferramenta automatizada no Excel (os softwares disponíveis no mercado trazem informações limitadas para as tomadas de decisões da empresa). É necessário conferir a movimentação financeira diariamente, incluindo os lançamentos de entradas e saídas em um livro Diário de Caixa (local onde são registrados todos os recebimentos e pagamentos) e que esse possa abastecer, de forma sistematizada, a ferramenta de fluxo de caixa, com relatórios e gráficos de recebimentos e pagamentos.

 

O detalhamento dos lançamentos das entradas e saídas, poderá ajudar no caso de dúvidas sobre algum registro.

Outro cuidado fundamental deve ser feito com relação às contas futuras a pagar e a receber. Elas só deverão fazer parte do fluxo de caixa quando forem efetivamente descontadas ou recebidas.

Profissionais capacitados para gerenciar as finanças da empresa são fundamentais para o crescimento sustentável de seu negócio.

 

Gostaria de fazer parte de uma sociedade exclusiva de empresários e empreendedores? Saiba mais.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload